quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Museu do futebol
Lá, nós vemos a história de times brasileiros e da nossa seleção brasileira, e também a trajetória de alguns jogadores no mundo do futebol.
A tecnologia deste museu é impressionante (telas enormes e diversas iluminações).Eu sempre achei que museu fosse tudo igual: um lugar velho, cheio de coisas velhas. Mas eu me enganei.
Foi muito divertido, eu recomendo.
Objetivo da aula de matemática financeira
->Introdução ao sistema financeiro
->Definição e Finalidades
->Características da estrutura do sistema financeiro
->Títulos de créditos
1)o que significa rentabilidade?
R: significa aplicar os recursos excedentes em fundos conservadores.
2)o que é capital?
R: é o valor principal de uma operação financeira
3)o que é prazo?
R: é o tempo que o capital fica disponibilizado ou imobilizado em determinada operação financeira.
4)o que é jurus?
R: é o produto obtido por meio da aplicação de uma determinada taxa percentual sobre um capital conhecido.
5)o que é taxa de jurus?
R: é o percentual aplicado em determinado capital ou valor por um prazo conhecido contado em 100 unidades.
6)o que é montante?
R: é o produto final de um capital somado ou adicionado após juros produzidos ao final de um período ou prazo determinado, ou seja:
Capital+juros
7)o que é valor atual?
R: é o valor determinado em determinada data em um montante a ser produzido em um tempo ou prazo futuro.
8)o que é capitalização?
R: é o mecanismo financeiro capaz de produzir um novo montante a cada período com aplicação de uma determinada taxa.
9)o que significa liquidez?
R: significa ter recurso aplicado em operações de liquidação imediata.
10)defina sistema financeiro nacional.
R: trata-se de um conjunto de instituições financeiras e instrumentos responsáveis por toda a intermediação financeira do mercado.
11)quais são as entidades do subsistema normativo?
R: as entidades são:
Conselho monetário nacional;
Banco central do Brasil (BACEN);
Comissão de valores mobiliários;
Banco do Brasil;
Banco nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDES).
12)o que é titulo de credito?
R: Denomina-se títulos de cretdito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação especificam tipo ou espécie.
13)o que são duplicatas?
R: é um titulo de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda.
14)o que são triplicatas?
R: segunda via ou reprodução de duplicata por motivo de extravio ou por não aceite.
15)o que é letra de cambio?
R: é uma ordem de pagamento – avista e prazo.
16)o que significa a sigla CDB?
R: Certificado de Depósito Bancário
17)defina subsistema normativo.
R: é composto pelas entidades que controlam e regulam o funcionamento do sistema
18)defina subsistema operativo?
R: é composto pelas instituições financeiras publicas e privadas que operam e fazem o sistema funcionar.
19)o que é amortização?
R: Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que jurus são sempre calculados sobre o saldo do devedor.
20)o que são entidades privadas?
R: são entidades publicas ou privadas cuja atividade principal ou acessória é a coleta ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros.
A lista - Oswaldo Montenegro
A Lista
Composição: Oswaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?
Reflexão da música: A lista (Oswaldo Montenegro)
Encontrei um grande amigo neste curso (Ass. Administrativo).
Cometi muitos erros na minha vida por ter deixado de ter a amizade de muitas pessoas, sempre ficava sozinho, isolado do mundo. Hoje me arrependo profundamente de tudo isso, pois a amizade faz parte da vida e sem ela, a vida não tem graça. E também, se parar pra pensar, a amizade e trabalho em equipe são fundamentais em nosso mundo.
Então, aprendi a valorizar as pessoas que tenho próximo a mim, pois pode ser que nem sempre haverá pessoas ao meu lado. Obrigado por me auxiliar em meu caminho e sempre que precisar, conte comigo. Meu bom amigo Heitor.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Perfil do empreendedor

A definição da palavra empreendedor varia de autor para autor, mas há uma intercessão na definição que todos concordam. No dicionário de ciências sócias encontramos que o termo empreendedor denota a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de:
a) iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio de empresa e/ou,
b) assumir riscos nessa operação que decorrem da natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação.
Segundo o dicionário Webster empreendedor é a pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor do lucro. Então cabem aqui as perguntas: Quem na verdade é um empreendedor? Quais são as suas características mais marcantes?
Em primeiro lugar vamos descrever o que não é uma pessoa empreendedora. A revista exame de 24 de julho de 2002 publicou um artigo intitulado as falsas verdades sobre empreendedores. No artigo são destacados seis mitos a cerca do empreendedorismo.
O primeiro é "Não é possível desenvolver o empreendedorismo, você deve nascer empreendedor". Nos Estados Unidos, os maiores responsáveis pelo surgimento de novos negócios são os profissionais que foram demitidos de seus empregos e precisaram encontrar uma forma de sobreviver. São gestores que viraram empreendedores por necessidade.
O segundo mito é "Todo empreendedor inventou algo na garagem de casa, quando jovem, e tem uma personalidade esquisita?"
O empreendedor americano médio tem entre 35 e 45 anos, dez anos de experiência numa grande empresa e um perfil psicológico rico. Necessariamente não inventaram nada, apenas souberam aproveitar uma oportunidade de um salto tecnológico, por exemplo. Não há nada de esquisito neles. Apenas tiveram iniciativa. São pessoas normais, como eu e você, não são extraterrestres, são deste mundo mesmo.
O terceiro mito é "O objetivo de todo empreendedor é ser milionário".
Todos os empreendedores entrevistados, mesmo os que ficaram ricos, afirmam que isso não é verdade. O que os motivou foi a vontade de
criar algo novo e não a pergunta. Bom, o que eu posso fazer para ficar rico?
O quarto mito é "Empreendedores não são muito confiáveis". Essa visão era muito comum quando eu era jovem. Agora responda: onde estão acontecendo os maiores crimes do mundo dos negócios? Nas grandes empresas. Não faz sentido dizer que um empreendedor deve ser menos respeitado do que um CEO?
O quinto mito é "Um empreendedor precisa tomar riscos enormes". Como investem o próprio dinheiro, empreendedores tendem a ser muito conservadores. Os maiores riscos são tomados pelos principais executivos das grandes empresas. Vários já me disseram que apostariam um milhão de dólares numa nova idéia. Nenhum empreendedor faria isso.
E por último, "Fazer um MBA é a melhor forma de se transformar num empreendedor". Minha recomendação aqui é: economize seu dinheiro. O conhecimento sobre gestão vai fazer falta depois que sua empresa atingir certo tamanho. Nessa hora pode ser uma boa idéia contratar alguém com um MBA, se for caro, contrate alguém experiente e com formação adequada, não necessariamente com um MBA. Mas é bom se lembrar de pedir ajuda a um consultor no inicio do projeto, ajuda a evitar erros rotineiros.
Então como podemos identificar uma pessoa empreendedora? Várias são as características que fazem parte do perfil de uma pessoa empreendedora, dentre elas podemos citar:
1. Autoconfiança. Sentir-se seguro em relação aos seus propósitos, ao seu projeto. Mesmo tendo muitas opiniões contrárias podendo agir com firmeza e determinação para atingir o seu objetivo.
2. Automotivação. Não necessita do "empurrão" de outros para se animar. Encontra forças em si mesmo diante dos desafios. Mesmo diante de algum fracasso encontra sempre um motivo para recomeçar.
3. Criatividade. Capacidade de encontrar soluções viáveis para solução de problemas. Capacidade de criar novos produtos e serviços. Capacidade de encontrar novos caminhos, novos processos. Tem sempre uma sugestão, mesmo que não seja a melhor.
2
4. Flexibilidade. Pessoas inflexíveis têm muitos problemas para o recomeço quando necessário. A flexibilidade habilita para rever posições, assumir o novo, ceder quando preciso. Ouvir as idéias e sugestões e aceitá-las quando for o caso, mesmo que isso signifique uma grande mudança no projeto.
5. Energia. Que tem seu negócio próprio, dificilmente trabalhará oito horas por dia. Serão doze, senão catorze horas de trabalho diariamente. É preciso ter "pique", muita energia até o negócio poder caminhar sem necessidade de acompanhamento "full time". Tem que suar a camisa.
6. Iniciativa. Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações.
7. Perseverança. Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder a objetividade e clareza frente às situações (saber perceber limites).
8. Resistência à frustração. Este é um item de muita importância no perfil do empreendedor. Não são poucos que abrem um negócio que não tem vida longa. Há sempre um recomeço. Este item está muito ligado à perseverança e a motivação.
9. Disposição para assumir riscos. São muitos os riscos que o empreendedor assume ao criar seu negócio. Risco do abandono do emprego, riscos financeiros, riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar.
Uma pergunta que constantemente é feita, as pessoas nascem empreendedoras ou podem ser formadas?
Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que os empreendedores não são pessoas do outro mundo, são deste mundo mesmo. São pessoas simples como você. Podem nascer com espírito empreendedor e também podem ser formados. São reconhecidos pela sua capacidade, pela sua ousadia, pelas suas quedas e pelo seu recomeço. Pelo sucesso e pelo seu insucesso. São ativas. Existem em quantidades ilimitada e enormemente diversificada ao longo do tempo. São influenciados em parte pela genética, em parte pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
O que desejo e quero para mim frente às várias possibilidades?
Este curso que estou fazendo contribuiu muito no meu desenvolvimento pessoal e profissional, sem dúvida foi uma ótima escolha ter optado por este caminho.Isso já contribuiu com muita coisa para mim.
A minha expectativa para o futuro é arrumar um bom emprego para ajudar meus pais, e a mim mesmo e depois seguir com meus próprios planos.O dinheiro não compra a minha felicidade, o que eu quero mesmo é um emprego que eu me sinta bem, queria ser um soldado, ou qualquer outra profissão em que eu tenha que utilizar e desenvolver minha condição física e raciocínio rápido.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
"A força da imaginação"
Este projeto pedagógico propõe uma reflexão de leitura & escrita de mundo a partir de cada sujeito e de “sua própria identidade” em interação (eu/ser/mundo) com o município, o estado e a união.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
A biopsicoética
A amizade
Ela nos tornam mais fortes, deixando a vida mais fácil.Ter alguém pra te apoiar na horas dificeis é sempre bom.As amizades mais fortes geralmente ajudam muito na hora de vencer desafios, e também pode contar com esse amigo sempre que precisar, pois os verdadeiros amigos são aqueles que estão junto a ti nas horas difíceis.
Mas, devemos tomar cuidado com nosssas amizades, pois nem todos querem nosso bem estar.Algumas pessoas podem nos afundar facilmente, portanto, a confiança deve ser conquistada lentamente.
Então se conclui que a amizade é fundamental na vida de todos.